quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resenha de Peregrino no "Ofício dos Livros"

Hoje, com muita satisfação, li a primeira resenha do Book Tour de Peregrino. Mesmo com falta de tempo por conta das provas, Aninha do "Ofício dos Livros" conseguiu ler e fazer sua resenha. Aninha, obrigado por tudo e espero que se saia bem com as provas.

Neste momento, Peregrino sobrevoa os ares em direção ao "Clik Neurótico" e assim que a resenha sair, postarei por aqui. Confiram um pouco mais do blog "Oficio dos Livros" e conheçam o trabalho da Aninha.

Agora com vocês, a primeira resenha do primeiro Book Tour de Peregrino, por Ana Luiza Rosa:

Link original Aqui

Peregrino - Marcos Monjardim

Boa tarde amigos leitores!
 Nossa como estou na correria e sofrimento esses dias... nas duas últimas semanas passei vivendo apenas pra fazer trabalhos, não sei como conseguir dar um jeitinho de encaixar este livro que trago a resenha hoje pra vocês, mas não deixaria de ler, ainda mais sendo BT.
Ontem começou minha semana de provas e o bicho tá pegando pro meu lado viu :x Então se eu sumir um pouquinho, não achem que abandonei vocês haha, terá um motivo!


OBRA NACIONAL
Nota:  
Livro: Peregrino 
Autor: Marcos Monjardim
Editora: Anthology (Selo da Multifoco)
Páginas: 444
Sinopse: Um sonho premonitório com casas suspensas em árvores; dois jovens de uma terra gelada se envolvem em uma contenda para decidir as ações de defesa de seu clã. Traição, intriga, amizade, romance, ódio e morte se alastrariam além das terras da Huega. Narnys, brantianos e baharans: vários povos envolvidos, e o peregrino como testemunha. O destino do clã mudaria a vida de todos arrastados nessa rivalidade e as conseqüências de seus atos poderiam mudar todo o mundo conhecido.



*pode haver spoilers

Começo falando uma grande verdade, eu nunca li um livro assim. Ele tem uma essência da qual eu não consigo achar uma palavra que determine o que eu gostaria de falar sobre os sentimentos que foram explorados em mim no decorrer do livro.
 
A história narrada em Peregrino, me transportou para dentro de uma era medieval bem moderna e um tanto enigmática. Você entra em um mundo onde homens são guiados pelos deuses e o falcão peregrino. Há sonhos misteriosos, tarefas perigosas e decisões de alguns, que cabem ao povoado inteiro.

No comecinho achei a leitura um pouco agarrada, pelo fato de que o autor é bem explicativo e atento a detalhes (isso não é ruim! é porque acho que eu também estava desacostumada, há quanto tempo não leio uma coisa bem focada e precisa?!), mas com passar das folhas me senti segura e fui adiante com a leitura, o interesse crescendo a cada página.
Enoque sobrinho do grande patriarca Dálbio Baharan pertence a Tropa Especial e é o primeiro na sucessão do poder (já que o único filho de Dálbio morreu ao nascer, restando apenas filhas mulheres) das terras gélidas do reino de Huega. Hábil e perceptivo, guerreiro destemido, ele também é ambicioso, orgulhoso e vingativo.

Thiers é um personagem maravilhoso, guerreiro humilde e desinibido, forte e leve, lutador de grande porte que descobrimos ao passar dos capítulos. Seus pensamentos técnicos como máquina e sua destreza são admiráveis.

"As chamas já estavão se apagando e Sir Enoque pôde ouvir claramente toda a festividade. Após todos os gritos de insulto ao rei, à nobreza e às suas tropas, veio o brando uníssono de louvor ao gênio estrategista que derrotou a temível Tropa Especial do rei de Brant:
- Thi-ers! Thi-ers! Thi-ers! "

A única semelhança (pelo menos pra mim) entre os dois guerreiros principais é que mesmo gostando muito do clã Baharan - onde foram criados -, eles não são tão apegados ao seu povo. De uma forma ou de outra, vão ter de deixar muito para trás.

Somos convidados no enredo a participar dos acontecimentos e encaminhados a "assistir" os ataques. As descrições são feitas com características minimamente pensadas fazendo-nos apostar em quem sairá vencedor a cada batalha travada.

Mesmo com as reviravoltas e guerras da história, está no destino, os dois se reencontram novamente no Grande Continente, frente a frente para outra contenda.
Inicialmente eu ficava pensando, cara, vou cansar, olha quantas páginas e quantos aldeias, culturas e nomes tenho de guardar... mas foi receio besta à toa, porque o autor consegue deixar tudo fluir sem ser nem um pouco cansativo em sua escrita.

" - Duque Enoque, Capitão! As circunstâncias não são nada agradáveis.
- O que pode piorar? - Enoque falou sem muito humor.
- Outro exército avança para Luxor e deve chegar aos nossos portões.
- Então agora são três. Quem são?
- É o brasão da Huega, Excelência - O soldado respondeu.
- Huega? Os baharans me atacam? Meu povo? "

E pra tirar todo o ar sério do livro, temos Jonas, que pra mim foi só comédia, além da representação de um bom amigo e Nathalie, amorosa, cheia de virtudes e um coração nobre.

A capa é bonita (bom eu gostei), e revela um pouco do que é desenvolvido, mas acho que poderia ser ainda mais trabalhada! E para valorizar a história faltou comprimisso na parte de revisão da Editora, que deixou muito a desejar.

Sinceramente? Estava com saudades de temas de ação e épicos assim. Eu não esperava tanto de Peregrino (não me levem a mal hein, não estou desfazendo da capacidade do autor)... mas é que estou muito surpresa. E feliz! Porque temos obras nacionais incríveis e que merecem muito destaque! Enfim, só posso dizer que tive as melhores impressões do livro.


Gostaria muito de agradecer mais uma vez ao Marcos, pela oportunidade do Book Tour. Valeu muito à pena conhecer a sua obra e espero que todas as participantes do BT possam apreciar tanto quanto eu.


Pessoal que interessou, no blog do autor está com uma super promoção de natal, aproveitem o preço em conta e adquira seu exemplar! :)

Um comentário:

  1. Li apenas o comecinho...Não quero estragar a expectativa quando chegar à Colina *-* ...Mas já dianto que cenário medieval, já me conquistou ;)

    Beijoss

    ResponderExcluir