quinta-feira, 8 de março de 2012

Programa de Incentivo a Novos Autores

Vocês devem estar lembrados do Café Literário, uma mesa redonda que participei com mais dois outros autores daqui de Natal. Uma das pessoas que conheci no evento e que nos encheu de perguntas, foi o fisico e amante da literatura Leandro Ibiapina Beviláqua. Temos conversado bastante através de e-mails e ele me passou uma informação muito interessante que divido com vocês agora: Um Projeto de Lei que cria Incentivo a Novos Autores. Segue abaixo o link com a matéria. Se você é um autor que estava procurando apenas uma oportunidade para tirar seu texto da gaveta e se lançar... eis a oportunidade. Precisamos apenas entrar em contato com os parlamentares para garantir que esse projeto se torne realidade. Converse com os seus amigos, compartilhe essa idéia e vamos estimular a literatura nacional.

Leandro, obrigado pela iniciativa.

Grande Abraço a Todos... e vamos fazer a diferença


Link original AQUI

Para saber mais:

PL 3199/12

Para falar com os deputados do seu Estado e garantir a aprovação dessa lei, segue o Link

Projeto cria programa de incentivo a novos escritores

5/3/2012 20:46, 
Arquivo/ Beto OliveiraJoão Paulo Lima: será considerado novo escritor quem tiver livro concluído e não publicado.

A Câmara analisa proposta que cria o Programa de Apoio e Incentivo a Novos Escritores Brasileiros (Paineb), com o objetivo de estimular novos talentos literários a desenvolverem, divulgarem e publicarem os próprios trabalhos. De acordo com o PL 3199/12, do deputado João Paulo Lima (PT-PE), será considerado novo escritor quem não possuir mais de três obras publicadas ou quem tiver pelo menos um livro concluído e ainda não publicado.

O texto determina que a União poderá oferecer apoio financeiro para permitir a publicação de obras selecionadas. O apoio financeiro envolverá todas as todas as etapas relacionadas à publicação – correção ortográfica, confecção de capa, diagramação de página e aquisição do ISBN (International Standard Book Number).

O benefício será concedido aos novos escritores que tenham concluído e registrado a obra no Escritório de Direitos Autorais e que comprovarem renda até um dois salários mínimos.

Na opinião do autor, o Brasil é um país de talentos, sobretudo nas artes, mas, em muitos casos, os autores enfrentam diversas dificuldades em razão do preço cobrado pelas editoras para publicar livros de autores desconhecidos. “Essas dificuldades afetam principalmente jovens escritores que não têm suporte financeiro da família”, argumenta Lima. “O objetivo é exatamente democratizar as oportunidades, estendendo a novos escritores incentivos que normalmente são restritos a escritores já reconhecidos do mercado editorial e do livreiro”, completa.

Dedução do IR
Ainda conforme o programa, editoras, agências literárias e pessoas físicas ou jurídicas de finalidade similar poderão deduzir do imposto de renda devido, sob a forma de patrocínio ou doação, às quantias efetivamente despendidas com a publicação de novos autores. O valor máximo das deduções será fixado anualmente com base em um percentual da renda tributável.

Novos escritores
Entre outros mecanismos de estímulo ao surgimento de novos talentos literários, o Paineb prevê a concessão de prêmios voltados exclusivamente para novos escritores. O texto ainda prevê a realização de palestras e eventos de divulgação do programa em escolas da rede pública e privada.
Tramitação

O projeto ainda será distribuído para tramitação nas comissões temáticas da Câmara.
Íntegra da proposta:PL-3199/2012

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção

6 comentários:

  1. curti. funciona como as leis de incentivo para o cinema, mas aplicado à literatura. espero muito que seja aprovada! o país precisa apoiar mais a própria cultura :)

    ResponderExcluir
  2. Puxa que legal!!!!
    Ajudaria muito os novos escritores e ajudaria ainda mais a literatura nacional.
    São tantos escritores de qualidade que não conseguem ver seus textos sairem da gaveta devido a falta de incentivo.
    Vou cobrar dos meus deputados com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Renata e Larissa, se puderem, divulguem para os amigos, escritores e outros blogs literários. Acho esse projeto de lei uma excelente iniciativa.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Veja a oportunidade para o novo escritor.

    Projeto crowdfunding.

    Acesse o Site: http://www.genesis0.com/

    ResponderExcluir
  5. sem palavras; é esperar para ver... e as vezes a espera leva a decepção.

    ResponderExcluir
  6. De que adianta termos livros engavetados se apenas quem ganha até dois salários minimos podem fazê-lo? Eu por exemplo ganho mais, tenho dois livros à publicar e nenhum apoio. E apesar de ganhar mais de dois salários, tenho uma familia a sustentar, entãu como é que eu fico?

    Grande merda esse incentivo.

    ResponderExcluir