quarta-feira, 7 de março de 2012

Peregrino no CineBooks

Eis que chega a última resenha do Book Trailer de Peregrino. Larissa Siriani, autora do livro As Bruxas de Oxford, da mesma editora que lançou Peregrino e também autora de outros livros independentes, comanda o blog Cine Books. Blog voltado para a crítica de filmes e livros

 Quem não pôde acompanhar, ou gostaria de rever as outras resenhas desse Book Tour, é só clicar no nome do respectivo blog:

Oficio dos LivrosClique Neurótico; Colina do Tordo; Sempre Nerd.

E agora, com vocês, Peregrino, em seu último pouso, no Cine Books:

Link Original AQUI

Grande Abraço

Peregrino

Edição: 1
Editora: Multifoco
ISBN: 9788579613647
Ano: 2011
Páginas: 444
Preço: R$36,00 na Loja do Autor
Skoob

Nas terras gélidas da Huega, o jovem guerreiro Thiers está predestinado a suceder o trono como líder e sua aldeia. Mas após um sonho vívido com casas em árvores e uma bela mulher desconhecida, Thiers sente que tudo aquilo que sempre teve certeza na vida não lhe pertence mais; sai então em busca de um lugar que não conhece, à procura de seu verdadeiro destino.
Mas muito irá acontecer nesta jornada. Entre guerras, ataques, planejamentos, novas amizades, novos amores, lampejos de felicidade e a constante ameaça de um antigo inimigo, o peregrino Thiers terá sua vida transformada. Ele só não imaginava que suas transformações diretamente afetassem tudo e todos que o cercam de maneira irreversível. Encontrar seu destino se provará mais fácil do que enfrentá-lo.
É muito difícil resumir a história de Peregrino, pois ela envolve muitas histórias menores, muitos e muitos anos de acontecimentos narrados, e vários personagens importantes. Eu gastaria metade desta resenha só falando do enredo do livro, e ainda faltaria informação. A história, que começa bem antes de Thiers decidir deixar a Huega, toma rumos inesperados e se transforma com tantos altos e baixos e transformações tão intensas que para mim é impossível resumir tudo de uma maneira aceitável e compreensível. O que não falta em Peregrino é história pra contar; e boas histórias, como todo bom livro de fantasia deve ser.
Dentre os pontos fortes do livro, além da grande jornada narrada, cito os personagens. Pra mim, nenhuma história se faz sem personagens interessantes, e isso Peregrino tem de sobra. São tantos que nem sei se lembro de todos os nomes, e todos com personalidades tão únicas, distintas e demarcadas que eles se tornam muito reais. É impossível ler sem tomar partido de uns ou outros personagens e sem se apegar a vários deles. Jonas, o amigo fanfarrão de Thiers, é meu favorito! Um alívio cômico, sem perder a intensidade emocional. Além disso, gostei do detalhamento fornecido sobre elementos de cenários e de objetos utilizados em alguns lugares, além do aprofundamento nos costumes e crenças de cada "aldeia" descrita. E, pra minha alegria, grandes e épicas batalhas, todas muito bem narradas e descritas!
Tem seus pontos fracos, claro. Começo pela revisão completamente inexistente da Editora. Sério, tem cada erro de digitação que não sei como permitiram que o livro fosse impresso desse jeito. Coisas que atrapalham MUITO a leitura, e é de um descuido anormal por parte da editora. Fail total.
Senti falta também de algumas coisinhas também. Por exemplo, quando Thiers se envolve com Marcelle (que virá a ser sua esposa), a coisa toda acontece muito rápida aos nossos olhos, simplesmente porque não temos nenhuma informação de como o relacionamento deles foi se construindo. Numa hora eles se conhecem, na outra estão juntos pra vida toda. São cortes muito bruscos de um pedaço da história muito necessário pra dar mais verdade à relação, que pra mim pareceu quase falsa. Esse problema de cortar nacos de tempo não se dá só aí, e esse pra mim foi o maior erro do autor Marcos Monjardim. Não o pular-o-tempo em si, mas não dar ao leitor uma referência de quanto tempo se passou. Até agora não sei em quantos anos a história se passa, porque essa informação simplesmente não existe. Dificultou bastante pra acompanhar alguns acontecimentos.
Enfim, é um bom livro, recomendado a quem curte literatura fantástica e quer descobrir um novo mundo, com novas aventuras e um novo talento brasileiro :)
Avaliação: ♥♥♥♥
Beijocas
Larissa

Um comentário: