sexta-feira, 1 de abril de 2011

Precisamos de poesia

Já escutei muito as pessoas dizerem que antigamente se lia mais, que a televisão tornou-nos seres passivos e sem capacidade crítica: meros "absorvedores" das informações visuais e auditivas que nos são entregue pelo televisor.

Que diariamente vemos tanta desgraça, tanto sofrimento e violência, que nos acostumamos a isso. Perdemos nossa capacidade de nos indignar... por saciação do estímulo.

Comigo o que ocorre é a aversão ao estímulo. Prefiro desligar o televisor e ler um bom livro... ou conversar com os amigos. Nessas horas descobrimos que cansamos dessas noticias. Na nossa vida, precisamos de um pouco mais de poesia.

Em um blog de uma amiga, encontrei um texto fabuloso que gostaria de dividir com vocês. Poderiamos chamar isso de um "reforço positivo" para o comportamento de desligar o televisor.

Á Terezinha, obrigado por esse texto:


Quem Eu Sou?

Quem Eu Sou?

Querem saber como vivo?
Lhes direi...

Vivo do vento que me mantém lúcida e acordada para que eu não adormeça na caminhada.

Vivo do mar que me limpa do cansaço da luta e me recompõe para que eu continue.

Vivo das cores que me ensinam os remédios e os alimentos para que eu sobreviva forte para trabalhar.

Vivo da riqueza do meu melhor esforço, meu amor.
Planto-o por onde passo, não perco nem mesmo a terra de um vaso quebrado, pois ali a semente germina.

E sou feliz assim.
Sou simples, pois preciso de pouco.
Sou calma, pois aprendi a esperar.

Tudo vem.
E o campo arado e adubado produz coisas melhores, que valem a pena ser
preservadas.

Falo pouco, pois optei por grandes ocupações, como um trabalho escolhido de ouvir e por isso não me sobra tempo para as palavras.

Penso muito, mas corretamente.
Desejo só o necessário, ocupo pouco espaço e por isso não sofro por possuir. Sou feliz, sou abençoada, sou reconfortada e apreciada.

Querem saber quem sou eu, já que sabem como vivo?

Eu Sou...
" A Paz "

(Desconheço o Autor)

2 comentários:

  1. Realmente, meu amigo, belissimo texto...receita simples da felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!
    Fico muito feliz que tenhas gostado da poesia.É minha marca registrada em termos de referência positiva. E como dizes é um "reforço positivo", uma prova que precisamos de muito pouco para sermos felizes. Abraços!!!

    ResponderExcluir