terça-feira, 5 de abril de 2011

Descanse, nosso patriarca


Hoje pela manhã fechou os olhos um dos maiores exemplos para mim. A morte faz parte da vida, assim como o nascimento, mas sabê-lo não torna a experiência menos sofrida...
Nem a saudade menos sentida.
Ele não estará no lançamento do meu livro, como não pode estar no dia do meu casamento, nem na minha formatura. Antes a distância era longa... agora, inalcançável.
Mas estará conosco em pensamento e lembraremos dele com carinho.
            Há alguns meses, eu havia planejado escrever um novo livro em sua homenagem. Era um projeto. Hoje, isso é uma meta.
            Esse novo livro se baseará em um conto antigo, que escrevi em 1995, e, que uma vez ele leu. Foi o único trabalho meu que ele leu.
            Após ler o que eu havia escrito, ele escreveu para mim:

(...) Chegou a hora de falar de seu CONTO. Assim mesmo, com letras maiúsculas. E agora? O que é que posso dizer? Que achei maravilhoso? Estupendo? Formidável? Tudo isso junto ainda é muito pouco. Vibrei com a sensibilidade que você demonstrou possuir. Com sua capacidade de abordar um tema desconhecido para você, pois nunca fez parte de seu dia-a-dia e que jamais teve oportunidade vivê-lo. Não sei o que poderia dizer mais, a não ser que gostaria de ser o seu autor.

            Agora, o que eu poderia dizer com sua partida? Você é mais que meu autor. Somos todos: esposa, filhos, netos e bisnetos, sua grande obra...
E para sempre perpetuaremos sua memória.
            Descanse em paz... o céu é sua morada. Amamos você.

3 comentários:

  1. O que se diz a um amigo num momento como esse? Nada! Compartilhamos o seu silêncio e somos solidário a sua dor. Dor que lhe acompanhará para todo o sempre. Mas, que aos poucos você e todos na família aprenderão a conviver com ela. Acredito que os Seres que amamos, não morrem, apenas mudam de lado, para outra dimensão. E
    permacerão vivos enquanto existir amor em nossos corações. Que Deus te abençõe e te ilumine!!!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós guardamos boas lembranças do vovô. Fiquei mais abalada do que imaginava, a influência dele era tão grande que a gente nem sentia. Hoje, nos reencontramos via telefone, internet, ou ao vivo (em alguns casos) para compartilhar a dor da ausência..
    Que ele descanse em paz.
    Que a gente, depois deste momento mais doído, leve em frente a história da família, sendo felizes e sabendo em nosso íntimo que estaríamos fazendo ele feliz.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande amigo Marcos,
    A distância tem suas augúrias, dentre elas a dificuldade de se ter notícias dos entes queridos. Fiquei sabendo agora de sua perda.
    Há algum tempo, em circunstância semelhante, você me escreveu algumas palavras que, se não aliviaram a dor, me mostrava que tenho pessoas boas ao meu lado.
    Não sei se sou capaz de fazer o mesmo, mas tenho por obrigação tentar, frente a grandeza da amizade que sinto por ti.
    Meus pêsames meu amigo!Espero que os bons momentos os quais foram vividos ao lado de seu avô sejam a fonte de esperança por dias ainda melhores.
    Um Forte Abraço!!

    ResponderExcluir