quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Julio Rocha - "Técnicas para Escrever Ficção"

Esta semana, navegando pelo blog "Aprendiz de Escritor", me deparei com um post sobre um curso que o autor do blog havia feito, sobre técnicas para escrever ficcção (link para o post). Segundo ele, o referido curso tratava dos seguintes tópicos:


"Como Escrever as Primeiras Linhas
É muito bom quando sentamos em frente ao teclado e começamos a escrever imediatamente. As idéias parecem surgir como mágica em nossa mente e conseguimos progredir bastante em um curto espaço de tempo. Pena que isso não acontece todos os dias, pelo menos para a maioria de nós. E quando a inspiração não aparece, o que fazer?

Como Escrever um Bom Início
Você já reparou como um livro é analisado por um possível comprador em uma livraria? Ele olha a capa, lê a sinopse no verso e procura por informações nas orelhas. Além disso, na maioria das vezes, o leitor lê as primeiras páginas e toma sua decisão de ficar ou não com o livro com base no início da história! O papel do primeiro capítulo ou prólogo é fazer com que o leitor tenha vontade de continuar lendo.

Como Descrever Personagens, Locais e Objetos
Este costuma ser um ponto em que o escritor torna-se superficial demais ou acaba exagerando nas descrições e deixa o leitor cansado e desanimado com a leitura. Bom, encontrar um meio termo nem sempre é fácil, mas temos algumas coisas para levar em conta antes de descrever um local, um objeto ou personagem.

Como Estabelecer o Ponto de Vista
Este é um tópico muito importante para quem escreve romances ou textos que exigem a definição de um ponto de referência através do qual a cena que está sendo narrada irá ser filtrada. Ponto de vista, mais conhecido como POV (Point of View), quando usado incorretamente pode deixar o leitor confuso e tornar a leitura cansativa.

Como Escrever Diálogos
Aqui seus personagens ganham vida. É através dos diálogos que o leitor se aproxima e interage com eles mais intensamente. Um bom escritor deve saber como escrever um diálogo verdadeiro e compatível com os personagens e a com a trama.

Como Construir Personagens
Toda história tem ao menos um personagem. Pode ser uma pessoa, animal, planta ou objeto qualquer, mas ele sempre estará lá. É o personagem que trás vida para um livro. Faz rir, chorar, amar, respirar… Se você quiser contar uma boa história, terá que construir bons personagens.

Como Despertar Emoções
Você já ficou, alguma vez, com lágrimas nos olhos enquanto lia um livro? Creio que a maioria de nós já experimentou essa sensação de sofrimento diante de acontecimentos que envolvem os personagens de uma história. O principal motivo que leva o leitor a derramar lágrimas com o que está lendo é o seu vínculo com o personagem. Como criar este vínculo? Como fazer seu leitor chorar, rir e se apaixonar?

E ainda:
Como Escrever Finais, Como Escrever Lutas e Combates, Como Escrever Cenas de Sexo, Como Escrever Cenas de Suspense, Como Revisar seus Textos e Como Publicar Seus Trabalhos".

Achei os temas interessantíssimos, mas para minha infelicidade, cursos assim nunca acontecem aqui em Natal ou não são bem divulgados, pois nunca ouvi falar. Resolvi, então, pesquisar sobre o palestrante, com o intúito de saber mais sobre ele, e, se havia algum video pela internet. Achei o site de Julio Rocha e para minha grata surpresa, descobri que ele havia escrito um livro sobre o assunto: "Técnicas para Escrever Ficção" Não me contive e já fiz meu pedido. Segue abaixo um pouco sobre Julio Rocha (Original Aqui)

"Nasci em 1967, no Rio de Janeiro, onde vivo atualmente com minha esposa e duas filhas.

Em 2003, mexendo em uma caixa com documentos antigos, dei de cara com o original de livro que havia escrito alguns anos antes e decidi fazer uma leitura. Não gostei. Alguma coisa no texto me incomodava muito. Parecia uma daquelas redações de colégio que ganham uma nota 7 da professora de português e voltam com um bilhetinho dizendo: "Continue assim, você tem talento para ser um grande escritor". Mas o que estava errado? Qual a diferença entre o que eu havia escrito e o que lia em livros como ?O Dossiê Pelicano?, ?O Código Da Vinci?, ?Pappilon? e outros best- sellers famosos? Fiquei com isso na cabeça. Uma semana depois, mais precisamente em 30 de novembro de 2003, aconteceu o assassinato de um dos diretores da Shell e de sua esposa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Esse crime ficou conhecido como ?O Caso Staheli?. Logo no início, o caseiro foi apresentado como réu confesso, mas depois de uma série de contradições e mudanças no depoimento do suspeito, havia dúvidas sobre o que ocorrera naquela noite. Teria sido um crime encomendado? Ou apenas vingança do caseiro por ter sido humilhado pelo patrão? Agentes do FBI foram enviados para ajudar nas investigações. Diante desse cenário, pensei: aí tem um bom assunto para um livro de suspense policial.

Comecei a escrever. Escrevi dois ou três capítulos e não gostei do resultado. Fui até uma livraria e comprei alguns livros sobre redação, mas nenhum deles me ajudava no que eu precisava. Os livros apenas falavam em como empregar o português corretamente e sobre as diferentes técnicas narrativas. Fui para o Google e procurei por "dicas para escritores", sem sucesso. Quando procurei por "tips for writers", tive a grata surpresa de receber uma avalanche de resultados. Comecei a entrar em alguns sites americanos, australianos e ingleses. Existe muito material de estudo disponível em inglês e isso me animou. Estudei por seis meses, dedicando uma ou duas horas por dia, sempre buscando entender as técnicas que eram usadas pelos grandes escritores. Reli alguns livros de autores que gosto, mas nesse momento procurando identificar como eram aplicadas as dicas que eu estava aprendendo. E, para minha surpresa, elas estavam todas lá, sem exceções. Todos, rigorosamente todos os autores utilizavam as principais regras a que eu tive acesso através dos sites. Eu estava pronto para iniciar, oficialmente, minha carreira como escritor.

Levei um ano escrevendo "Teia Negra" e, em novembro de 2005, o livro foi lançado. Decidi por uma produção independente, já que não queria esperar longos meses por respostas de editoras que estavam mais preocupadas em vender autores já consagrados do que lançar novos talentos. Para divulgar o livro, publiquei um site na internet e comecei a enviar mensagens para amigos e conhecidos. Vendi alguns exemplares, mas estava longe do que havia almejado, a princípio. Foi aí que surgiu a ideia de publicar uma newsletter com as dicas que eu havia colhido em várias fontes internacionais. Logo de cara, foi um sucesso. Apareceram milhares de pessoas interessadas e as dicas tornaram-se sucesso de público e crítica. Isso me ajudou a vender livros e, principalmente, demonstrou a carência de informações sobre como escrever e publicar trabalhos de ficção aqui no Brasil. Quando atingi, com minhas dicas, um número de leitores estimado em mais de 100.000 pessoas, tive o insight de criar um workshop para escritores. Durante o workshop, tenho a oportunidade de transmitir conhecimento de uma forma muito mais efetiva e personalizada, ajudando escritores ou candidatos a escritores a agregar as poderosas técnicas utilizadas pelos grandes autores ao seu talento e estilo ? sendo esses últimos, pessoais e intransferíveis.

Além deste livro, que está em sua terceira edição, escreveu o suspense juvenil "Mistério em Terra Alegre" e o livro "Técnicas para Escrever Ficção". O autor viaja pelo Brasil apresentando o workshop "Técnicas para Escrever Ficção" em que ensina os segredos dos escritores de sucesso. Suas "Dicas para Escrever Ficção", disponíveis no site www.jrocha.com.br, já foram consultadas por centenas de milhares de pessoas e reproduzidas em vários blogs, jornais, revistas e sites de cultura".


E assim vou conhecendo outros autores, lendo livros que estimulem o crescimento como escritor e como leitor. E vou escrevendo... e aprendendo.

3 comentários:

  1. O livro foi enviado ontem. Agora só resta esperar...

    “Olá Marcos,
    Obrigado. O sistema já identificou o pagamento. Seu livro será postado hoje e deve chegar em três ou quatro dias.
    Abraço,
    Julio Rocha
    Acesse o site e assine a newsletter
    "Dicas para Escrever Ficção":
    www.jrocha.com.br
    E siga as novidades pelo Twitter:
    http://twitter.com/juliowriter”

    ResponderExcluir
  2. Oi. tentei comprar este livro pelo site do Julio mas ele sumiu. tentei o ebook pela livrateria... sem sucesso tambem. Sabe como consigo adquiri-lo??? Juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,

    Acho que da última vez que me comuniquei com o Julio Rocha foi através desse e-mail: writer@jrocha.com.br.
    Espero que consiga falar com ele.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir